sábado, 23 de dezembro de 2017

  
  Manipulação ou ideologia.

   Karl Marx considera a ideologia como um instrumento de manipulação.
Muitos casos ao longo da historia confirmam esse pensamento, casos incontáveis onde um grupo ou indevido tivesse conseguido atras de ideologias levar multidões a se manifestarem, ou se rebeliar. 
A ideologia de um indevido tornasse quase divina na sua consciência.

Muitos conseguiram manipular multidões de forma a que podemos considerar de que esses indevidos, que se tornam
adeptos de ideologias procurando muitas vezes por justiça, igualdade, a sua liberdade, como na revolução francessa, ou como os alemães se levaram Hitler, que acabam manipulados de forma a sair da realidade para uma realidade onde tudo se justifica pela causa e os ideais defendidos. Os atos que a consciência, que nos fora dada através da nossa vivência, que ate então eram considerados de impensável, são agora vistos com um veu retorcendo as ideias. Como se os meios justificassem os fins.
Um caso que parece quase impossível mas conseguimos perceber o poder que uma ideologia comum pode alcançar manipulando um indevido e separa-lo da sua consciência,  é jonestown onde 918 pessoas cometeram suicídio coletivo por seguirem jim jones, em 1978 nos EUA. Onde no tempo dos povos onde se se desenvolvia ideia contra o racismo, paz e igualdade. Essa ideologia foi usado depois para manipulação levando a transfiguração da realidade.