domingo, 31 de dezembro de 2017

A magia do marketing

Hoje em dia, é possível observar que a publicidade que chega até nos é muitas vezes cuidadosamente selecionada para garantir o nosso interesse. Isto acontece não só na televisão mas também nas redes sociais. 
Na televisão/rádio a publicidade funciona maioritariamente por épocas. Por exemplo, já no início de novembro se começam a ver anúncios natalícios a circular, com o intuito de suscitar em nós a vontade de comprar presentes ou comidas para preparar na quadra. Em fevereiro, aparecem anúncios para o dia dos namorados. Em abril surgem os comerciais da páscoa e "magicamente" os chocolates ficam todos a preço de saldo. 
Já nas redes sociais funciona de forma diferente. Tenho vindo a reparar ao longo dos tempos que a publicidade nessas plataformas é criada para apelar de forma diferente a cada indivíduo. Por exemplo, no facebook, consoante os "links" que visitar ou as páginas que gostar, começam a aparecer no meu "feed" anúncios relativos aos assuntos que gostei. Desta forma, devido ao facto de tudo o que acontece no nosso perfil ficar registado, é possível selecionar um conjunto de anúncios que irão agradar ao meu gosto pessoal. O mesmo acontece no youtube. Como o histórico dos vídeos a que assisto fica guardado, é possível selecionar a publicidade que mais impacto terá em mim.
Daí muitas vezes acontecer estarem sempre a surgir os mesmos anúncios repetidamente. Isto é outra técnica de marketing. Em primeiro lugar é preciso saber como captar a atenção do público alvo, seguidamente é fundamental suscitar o desejo no mesmo. Com a repetição isso é possível. Muitas vezes quando assistimos a uma publicidade pela primeira vez, não nos interessa ao ponto de querermos sair de casa e comprar o produto apresentado. Mas à medida que esse mesmo anúncio nos é repetido começamos a desenvolver a crença de que o produto ou o serviço que estão a ser publicitados realmente nos fazem falta, mesmo que na realidade não façam. Finalmente é importante assegurar um fácil e cómodo acesso ao produto. A frase "numa loja ao pé de si" é por isso utilizada na maioria das vezes. Uma vez suscitado o desejo no consumidor, é necessário que seja fácil realiza-lo (ou seja, adquirir o dito produto), pois vivemos numa sociedade que cada vez mais promove o comodismo e se fosse preciso conduzir 20 quilómetros para comprar um aspirador, as vendas diminuiriam drasticamente, por muito bom ou inovador que fosse.