quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Indústria Cultural

Ao ler A Indústria Cultural só posso dar razão aos autores e a refletir acerca do meu dia a dia. Todos nós somos influenciados pela cultura de massas que nos faz a todos iguais uns aos outros. Apesar de lutarem para estar no topo das vendas, os produtos criados em fábricas por diferentes marcas são muito semelhantes uns aos outros... e porquê? Porque todos temos necessidades parecidas, ou porque estas empresas nos fazem acreditar que necessitamos de todos os seus produtos? Na minha opinião, todos temos as necessidades básicas dos seres humanos e essas, obviamente, que são semelhantes, mas as necessidades desta nova Era são fictícias, virtuais e desnecessárias.
A marca Apple sempre foi inovadora nos seus produtos, quer no design, como na qualidade destes, no entanto, mais recentemente tem vindo a fabricar iphones mais próximos do design da marca Samsung, ou seja, há uns anos havia uma diferença maior entre os modelos destas marcas.
O interessante é que à medida que vão saindo novos iphones, os mais antigos vão-se desatualizando gradualmente. Vão ficando mais lentos, com perda de bateria mais rápida e sem memória para novas atualizações. E nós clientes, iludidos e frustrados com o NOSSO iphone e não com a marca, compramos o modelo mais recente e com menos falhas, segundo a marca.

O ser humano cada vez se torna mais exigente, com novas necessidades e a culpa é das empresas que alimentam essa fome por novos produtos desta cultura de massas.

Referências: DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO,  A Indústria Cultural: O Esclarecimento Como Mistificação das Massas.