Ao ler A Indústria
Cultural só posso dar razão aos
autores e a refletir acerca do meu dia a dia. Todos nós somos influenciados
pela cultura de massas que nos faz a todos iguais uns aos outros. Apesar de
lutarem para estar no topo das vendas, os produtos criados em fábricas por
diferentes marcas são muito semelhantes uns aos outros... e porquê? Porque todos
temos necessidades parecidas, ou porque estas empresas nos fazem acreditar que
necessitamos de todos os seus produtos? Na minha opinião, todos temos as
necessidades básicas dos seres humanos e essas, obviamente, que são semelhantes,
mas as necessidades desta nova Era são fictícias, virtuais e desnecessárias.
A marca Apple sempre foi inovadora nos seus produtos, quer no design, como
na qualidade destes, no entanto, mais recentemente tem vindo a fabricar iphones mais próximos do design da marca
Samsung, ou seja, há uns anos havia
uma diferença maior entre os modelos destas marcas.
O interessante é que à medida que vão
saindo novos iphones, os mais antigos
vão-se desatualizando gradualmente. Vão ficando mais lentos, com perda de
bateria mais rápida e sem memória para novas atualizações. E nós clientes, iludidos
e frustrados com o NOSSO iphone e não com a marca, compramos o modelo mais
recente e com menos falhas, segundo a marca.
O ser humano cada vez se torna mais
exigente, com novas necessidades e a culpa é das empresas que alimentam essa
fome por novos produtos desta cultura de massas.
Referências: DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO, A Indústria Cultural: O Esclarecimento Como Mistificação das Massas.