domingo, 24 de dezembro de 2017

Disney e o Orientalismo

O orientalismo é encntrado em todos os media ocidentai. Contudo, este fenómeno é mais frequente na indústria cinematográfica.
A existência do orientalismo nos filmes, principalmente de animação, cuja audiência principal são crianças e jovens na idade de desenvolvimento, pode impactar as ideias e pontos de vista que estes têm sobre o oriente, podendo assim perpetuar ideias erradas sobre a cultura asiática e aumentar o esteriotipismo que existe sobre o oriente, esteriótipos estes que podem prejudicar as comunidades asiáticas no ocidente.
Filmes como Mulan, O Livro da Selva e Aladdin são uma caracterização pouco precisa da cultura destes povos. Na Mulan, o vestuário e valores representados são mais japoneses so que tipicamente chineneses da altura das dinastias do Norte e do Sul (época em que o filme se situa). O próprio design das personagens difere dos filmes anteriormente feitos pela Disney, utilizando paletes de cores mais suaves e técnicas de colorização associadas com a cultura oriental. No Aladdin a comunidade é apresentada no inicio do filme como sendo bárbara e injusta e mostrando diferenças radicais entre as classes altas e baixas.
Assim, podemos concluir que o orientalismo em filmes com a audiência mais jovem podem perpetuar o esteriotipismo muitas vezes prejudicial para as comunidades orientais no ocidente.