sábado, 23 de dezembro de 2017

Total Entertainment Forever


Assim se chama o tema escrito por Josh Tillman, mais conhecido como Father John Misty, em que nos é apresentada uma visão da realidade à qual nos estamos a aproximar, com a evolução da tecnologia e onde o entertenimento toma conta das nossas vidas.
A tecnologia tem vindo a evoluir no mundo mais rápido que o ser humano chegando a um ponto que se torna mais desenvolvida que o próprio homem que deixa de ser capaz de utilizar o seu potencial, esta incapacidade é fruto da dependência de entertenimento que o homem veio a desenvolver com o tempo.
Em entrevista, quando questionado em relação à letra deste tema, polemicamente falada, Tillman explica esta ideia dando o exemplo de uma realidade em que a internet tinha como objectivo ser uma espécie de nova democracia, uma utopia de informação onde todos teríamos uma voz e estaríamos todos interligados e poderíamos experienciar a verdadeira democracia, mas resultou em pornografia seguida de indignação. As ferramentas representam um avanço tecnológico, mas se não conseguimos agir como mais que meros excitados chateados com a tecnologia mais avançada do mundo, então quanto teremos nós realmente progredido? Amusing Ourselves to Death, obra de Neil Postman, influenciou em vários aspectos o seu último album “Pure Comedy”, e as ideias do livro mostram-se claramente em Total Entertainment Forever, com referências a temas como a prisão invisível em que o entretenimento se tornou numa nova idade como Postman também escreveu em 1985.
“Nada mau para um raça de macacos dementes/ De uma caverna a uma cidade a uma festa permanente”, esta é ideia geral de evolução transmitida na obra, o homem foi de caçar para sobreviver em cavernas para construir grandes cidades para fazer tudo para encontrar a forma de se manter totalmente entretido para sempre como numa festa permanente.

https://www.youtube.com/watch?v=eHpV08wI-bw