Atualmente, em Portugal, todos os cidadãos maiores de 18 anos tem o direito de votar, independente da religião, raça, cor, classe... O voto é a forma de expressão dos ideais de cada um. Votar significa escolher o partido que representa o ideal, a ideia de futuro, que cada um tem. Votamos para sermos representados nos nossos princípios e ideais.
Eu atingi agora a maioridade e, como tal, não votei neste ano de eleições. Mas, não é por isso que sou indiferente à política...
A aldeia onde nasci e cresci é uma pequena povoação, do interior de Portugal, onde o contacto com os políticos acaba por ser mais próximo, e permite conhecer, assim, facetas diferentes daquelas que são mostradas nas campanhas.
Há algum tempo, um militante da Juventude Socialista fez o seguinte comentário: “Eu não gosto de pretos”.
Ouvir aquela frase chocou-me, porque sempre fui educada para não discriminar ninguém. Todos somos diferentes, mas todos temos direitos iguais. Mas, apesar de não ter gostado de ouvir, não liguei muito…
Mas quando estudei Karl Marx, recordei aquela frase e vários raciocínios e questões surgiram:
- O ideal comunista defende a igualdade entre seres humanos e por consequência a «não discriminação»; o socialismo é uma via para alcançar o comunismo; então, como pode um militante de um partido socialista discriminar alguém pela cor da pele?
Estas questões conduziram-me a outras:
- Porque é que as pessoas dizem que são deste ou daquele partido?
- Será que é porque concordam com uma ideologia?
- Ou, será que é por outro motivo qualquer?
Eu tenho o meu clube desportivo. Gosto do símbolo, gosto das cores… Gosto porque gosto.
Os partidos políticos, para além de uma ideologia, também, têm cores, símbolos, músicas, etc. … Ou seja, a Arte, nas diferentes formas, é usada ao serviço da propaganda dos Partidos Políticos. Se mais não fosse, bastava recordar os cartazes de propaganda do Partido Nazi, na Alemanha, ou do Partido Comunista, na União Soviética.
Assim, a minha dúvida é:
- Quando as pessoas exercem o seu direito de voto é porque acreditam numa ideologia?
- Ou, é a capacidade artística, materializada na propaganda, que atraia as pessoas a optar por um partido?
Outras razões podem levar as pessoas a terem uma preferência política. Mas, seja como for, tenho uma certeza: a ARTE, também, está PRESENTE NO QUOTIDIANO DA VIDA POLÍTICA.