quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Ideologia e questões de género

A ideologia, segundo Marx, é o meio pela qual as ideias da classe dominante passam a ser aceites como normais e naturais na sociedade. Estas ideias são passadas através de publicidade, artigos, televisão, cinema, propaganda e pelas relações pessoais. Até as classe/grupos que são diretamente afetados por estas ideias acabam, muitas vezes, por, inconscientemente, passar estas ideias a outras pessoas pois estão tão incutidas na sociedade e no seu dia a dia que não se apercebem que eles é que são os prejudicados, ou que podem fazer algo para mudar a situação.
 Na nossa sociedade, é normal que o retrato de uma menina seja de cabelos compridos, com um vestido, saias, vestidas de cor de rosa e que o retrato de um menino seja de calças/calções, cabelo curto e vestido de azul. Esta ideologia é propagada através dos estereótipos, que por sua vez são propagados pela indústria cultural (que é uma grande influência na população pois é bastante consumida por estes), indústria do vestuário e da beleza, pela publicidade e televisão. Somos bombardeados por produtos específicos para homens e para mulheres que não correspondem a necessidades específicas de cada um, mas correspondem sim a ideias preconcebidas à cerca dos homens e nas mulheres, como a cor (azul para os homens rosa para as mulheres, cores escuras para os homens e claras para mulheres), os cheiros (cheiros fortes para os homens e mis suaves para as mulheres), etc.
Em conclusão, os estereótipos são uma consequência de uma ideologia sexista que existe na sociedade e ao concordarmos e seguirmo-los estamos a ajudar a manter e propagar esta mesma ideologia, através da nossas acções.