terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Açores - Vida Marítima

  Ao longo do mês de Novembro de 2016 decorreu uma exposição sobre a vida marítima, quer a atual, quer a passada, nos Açores. Organizada pelo Museu Carlos Machado, esta exposição não tinha um artista específico, nem um nome especial. Destinava-se a demonstrar ao público a essência e a importância da vida marítima nos Açores.
  Sendo os Açores um conjunto de 9 ilhas rodeadas por mar, desde o inicio da popularização destas ilhas que o mar teve grande influência/importância. A grande fonte de alimento para a população era derivada da pesca que se fazia. Para além disto temos,  também a famosa pesca à baleia que, posteriormente, era utilizada de várias formas, incluindo artisticamente. Ainda, os Açores foram e são um ponto estratégico entre os Estados Unidos e a Europa. Tanto que, na ilha Terceira, foi construída uma base americana para que a deslocação e abastecimento fossem facilitados.
  Nesta exposição foi possível o público ter uma noção dos materiais utilizados e a sua evolução ao longo dos anos. Continha também documentários, sons, animais associados à vida marítima, como as gaivotas, e também, os peixes  mais pescados  nesta zona. De forma organizada o Museu Carlos Machado conseguiu expor uma das essências das ilhas: o mar. Conseguiu dar a ver ao publico como funciona e funcionava. Mostar esta enorme cultura que ainda nos dias de hoje é bastante visível neste arquipélago. A meu ver, foi uma excelente iniciativa e faz todo o sentido pois, como residente desta região, sempre tive grande conexão com o mar, assim como o resto da população. No entanto, estava ignorante sobre a história e a real importância do mar para esta "minha" civilização.   Acabou por ser uma exposição bastante educativa que abrangia quer a cultura quer a arte, de modo que conseguiu dar uma visão universal sobre a vida marítima nos Açores.