Bem-vindos a odisseia critica ao capitalismo, guiado pelo Fight Club que se trata de um filme critico ao modo de vida actual baseado no consumismo com a celebre frase: “Não temos uma grande guerra, nenhuma grande depressão¹ , a nossa grande guerra é uma guerra espiritual e a nossa grande depressão são as nossas vidas “. O filme faz várias referencias a profunda programação(manto ideológico) incutida na sociedade actual pelo consumismo capitalista, o facto de muitas vezes confundirmos o ter e o ser, ou seja, quanto mais tens mais és, criando barreiras(classes) entre humanos, o filme prossegue com a seguinte citação: “tu não és a quantia de dinheiro que tens no banco, não és o carro que conduz, não és o volume do teu bolso…as coisas que possuis acaba por possuir te”.
Expondo também as grandes marcas da moda que aproveitam da baixa auto-estima das pessoas para lucros, ou seja , tentam criar um padrão de beleza sendo que a beleza é arbitrária a qualquer padrão.
Consumidos pela propaganda crescemos distraídos da realidade, presos em falsos conceitos (beleza, sucesso, felicidade) iludidos pela facilidade tornamo-nos fáceis de manipular com uma simples propaganda.
¹(A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929-1939)