Pulp
Fiction, escrito e dirigido por Quentin Tarantido, chegou à tela em 1994. Tarantino incorpora
a banda sonora nas diferentes cenas do filme, de tal forma que nalgumas cenas
esta surge com a importância de uma personagem.
Duas
das músicas que se destacam, pela sua conexão com o drama que percorre todo o
filme, são “You Never Can Tell” e “Girl, You’ll Be a Woman Soon”.
Vicent,
um assassino contratado que trabalha para Marsellus, leva Mia, a mulher do seu
chefe, a jantar a pedido do mesmo. Há rumores de que Marsellus mata qualquer
homem que se aproxime fisicamente da sua mulher.
Na
cena do jantar, Mia decide que quer entrar num concurso de dança twist no palco de um
restaurante revivalista. A música “You Never Can Tell”, escrita por Chuck Berry na prisão, transporta para o filme, com a expressão “C’est La
Vie”, a antecipação, e uma certa inevitabilidade do perigo que leva o sicário
a tentar não se aproximar da mulher do seu chefe.
Na
competição de twist, típica dos anos 60, a música “empresta” a Uma Thurman um
ar adolescente e caprichoso. Esta confronta e desafia a pose reservada de
Travolta que esconde mal a atração que sente por Mia.
“Girl, You’ll Be a Woman Soon”, uma
interpretarão dos Urge Overkill da música de Niel Diamond, surge-nos na cena
imediamente a seguir. Vicent tenta recompor-se na casa-de-casa, convencendo-se
a si próprio de que não está a ter um encontro amoroso com Mia. Ao mesmo tempo, esta aguarda por ele enquanto dança ao som da música. Acaba por se sentar e descobrir nos bolsos da
gabardine do seu acompanhante, primeiro, um isqueiro e depois o que ela julga
ser cocaína. Mas que após inalação o celuloide revela que se trata de uma dose quase
letal de heroína.
A
música desacelera e termina ao mesmo tempo que ela, em overdose, se
aproxima da morte, em silêncio. A música está diretamente relacionada com o
curso interpretativo: Mia é uma figura com traços juvenis, dependente do
marido - mais velho - que procura assumir o controlo da sua vida. Conseguir envolver-se com o segurança que Marsellus escolhera seria uma boa prova disso. Mas, ao tentar passar de rapariga a mulher, acaba por quase encontrar a morte.
Tarantino
consegue dar uma “segunda vida” a ambas as músicas, que hoje em dia associamos
mais ao Pulp Fiction do que aos autores originais.

