quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Cisne Negro - Recensão

   O Lago dos Cisnes é um suspense que aborda temos como a sexualidade, inocência, pressão psicológica, entre outros. O filme foi realizado por Darren Aronofsky e representado por nomes tal como, Natalie Portman, Mila Kunis e Winona Ryder.

Imagem relacionada
   O filme conta a história de Nina ( Natalie Portman) uma bailarina que vive com a sua mãe, Erica (Winona Ryder). A sua vida é constantemente infantilizada e a sua sexualidade reprimida. Nina é uma bailarina perfeita com uma personalidade doce e frágil. Para esta imagem contribui também o seu estilo de roupa baseado em tons rosados, transmitindo assim pureza e ingenuidade. O seu quarto cor de rosa cheio de peluches, como um quarto de uma criança de 9 anos, insere-se num dos ambientes do filme, sendo assim muitas cenas gravadas neste local. A sua mãe anda sempre preocupada com ela, e age como se Nina tivesse 9 anos e precisasse de continuar a viver dentro de uma bolha de perfeição, doçura e inocência que ambas criaram. Concentrando esta pressão e perfeição na sua carreira como bailarina Nina é uma das melhores da companhia devido aos seus modos perfeitos e rigorosos quando dança.
   Quando Thomas recruta Nina para as audições do cisne negro, ela fica entusiasmada com esta nova oportunidade pois o próprio filme começa com um sonho de Nina a protagonizar o bailado. No entanto a perfeição da Nina afasta-a da hipótese de ter esse papel. Thomas critica a falta de liberdade de Nina ao dançar e como ela se deve soltar mais. Para esta peça era necessário alguém capaz de protagonizar os dois cisnes, o preto e o branco. Nina é tal como Thomas referiu “ o cisne branco” mas isso não é suficiente. Este cisne branco começa por ser a metáfora da pureza e inocência da nina, e a sua mãe Erica é como se fosse a força que a puxa para esse lado dócil, inofensivo, frágil. Uma nova personagem entra em cena, esta chamada Lily ( Mila Kunis) é o ego “cisne negro” de Nina mas reinterpretado na personagem de Lily. Em muitas cenas do filme podemos ver Lily com a cara de Nina, e esta imagem é a própria Nina que a vê. Ao longo do filme Nina tenta ser perfeita tentando não o ser, e vê constantemente o seu lado negro na Lily.
   Lily é uma personagem assertiva, sexual, irreverente tudo o que um cisne negro deve ser. O cisne negro começa a revelar-se em Nina durante o filme, primeiramente pelo beijo que ela recebe de Thomas em que esta o morde. Quando Nina percebe que vai protagonizar o bailado do cisne negro, Thomas procura o cisne negro dentro dela, sendo esse o roteiro principal do filme. Thomas puxa pelo seu lado negro concentrando-se assim no lado mais sexual de Nina, tendo assim o caso com ela. Numa das melhores cenas do filme aparece nina a masturbar-se na sua cama e atrás das almofadas aparecem cisnes negros contrastando com o rosa do seu quarto. Aqui podemos observar um espírito do cisne negro a sair ainda mais da sua personalidade.
Resultado de imagem para black swan scene room

   Lily quer ganhar uma amizade com Nina e parece levá-la para outros tipos de ambiente tal como festas em que a própria Nina se veste de preto, tal e qual como um cisne negro. Com Lily a Nina acaba por explorar ainda mais a sua sexualidade e pela primeira vez no filme consegue dizer não ao seu lado infantil e doce (negou ordens da sua mãe Erica).O filme acaba com Nina a matar o cisne branco que tem em si, Nina volta a entrar no seu corpo de cisne negro (Lily) e mata o cisne branco, Nina. No final do bailado tem que fazer um último movimento que é saltar para trás das cortinas, para um colchão e podemos observar o fundo preto e Nina sendo o cisne branco com uma nódoa de sangue no abdómen. O filme termina assim com o suspense de deixar o público a pedir por mais.

   O filme capta em si a atenção do público fazendo com que este entre intensivamente no filme, e sinta a pressão de Nina na sua vida e que até sinta as penas pretas a saírem-lhe das costas. Sentimos o que as personagens sentem. As próprias cores do filme resumem-se num preto e branco e em tons rosas que simbolizam a Nina. Para mim a melhor parte do filme é a sua banda sonora que estimula os sentidos para ainda dar mais drama e para fazer com que o público entre mais no espírito. A busca de nina pelo seu cisne negro é algo que esperamos que aconteça em qualquer momento e somos hipnotizados pelo crescimento deste seu lado. Natalie Portman foi uma escolha excelente para este papel, a fotografia do filme está ótima pois, pelo cromatismo, capta as emoções sentidas na cena. O filme também explora bem o crescimento da maturidade em Nina como se o nível mais maturo fosse o cisne negro em que para isso a Nina tem que dizer não à sua infância, assim dizendo não à mãe e também tem que amadurecer sexualmente, amadurecimento este ajudado por Thomas e por Lily. Em geral o filme é excelente em termos de banda sonora, roteiro, e fotografia. Todo o filme é uma experiência para todos nós sairmos da nossa zona de conforto e encontrar-mos o nosso “cisne negro”.