Memórias de OntemAs Memórias de Ontem ou o seu título original em japonês おもひでぽろぽろ (Omohide Poro Poro) é um filme dramático japonês realizado pelo famoso estúdio de animação Ghibli. Foi escrito e dirigido por Isao Takahata que baseou-se no mangá com o mesmo nome de Hotaru Okamoto e Yuko Tone.
O enredo trata-se de Taeko, uma mulher de 27 anos, solteira que nunca teria saído da sua terra natal de Tóquio e que de momento decide tirar umas férias e visitar a terra rural de Yamagata onde vive a família do seu cunhado, para ajudar na colheita do açafrão.
Durante a sua estadia, Taeko sente uma onda intensa de nostalgia e começa a recordar a sua infância do ano de 1966, de quando teria 11 anos. Ao reviver as suas memórias, ela enfrenta as suas questões adultas sobre a carreira e o amor. A viagem traz memórias esquecidas como o seu primeiro amor, a puberdade e as frustrações da matemática, ou até as situações mais mundanas como a primeira vez que exprimentou comer ananás.
Este filme consegue retratar excelentemente a relação entre nós e a nossa criança interior. Ao vermos a luta de Taeko com o seu passado, entendemos que todas as nossas partes mais inseguras, cruéis e tenebrosas provém da nossa infância. Todos temos dentro de nós uma criança que fomos um dia. Cuidar dessa criança é de uma importância extrema que se prova vital para o nosso desenvolvimento emocional.
Memórias de Ontem é uma simples história sobre o crescimento, mas é feita de uma maneira bastante inteligente que nos diz que os nossos "eus" mais jovens nos perseguem até à idade adulta, sempre a questionarem-nos porque não somos as pessoas que pensávamos que iriamos ser.
![]() |
| O campo onde Taeko vai ajudar na colheita |
A animação tradicional feita à mão para além de conter o estilo anime característico do estúdio, também adapta um estilo mais realista no design das personagens. Por vezes as transições são tão suaves que confundimos o passado com o presente. Outro elemento a salientar são os backgrounds detalhados e semi-realistas dos locais por onde a personagem principal passa.
A obra conta com as vozes maravilhosas de Honna Yoko (Taeko de 11 anos) e Imai Miki (Taeko adulta). A música usada transporta-nos para a altura dos anos 60 acompanhando-se da nostalgia do tempo.
Em suma, foi um prazer visualizar este filme e agradeço-o por me ajudar a compreender que
não devo negligenciar a minha criança interior, pelo contrário, devo amá-la e apreciá-la
pelo o que é.

