A peça do género musical clássico
mariage d’amour (casamento de amor), composta por Paul de Senneville, faz a
alma voar em nostalgia. Ao longo da música o gentil piano fala de momentos de
alegria, de conflito, de doença de memórias passadas e do falecimento das
personagens.
Abre com uma recordação de um
adulto introduzidas pelas primeiras notas da mão esquerda, que marcam o ritmo
e, com a introdução da mão direita, passamos a dois adolescentes sorridentes
num carrossel. O adulto vem da mão esquerda que cria as notas mais grossas e
lentas associadas com a maturidade, e as memórias vêm da mão direita que toca
as notas mais esporádicas e velozes relacionadas com a juventude. Também
associada à parte esquerda e direita do cérebro estão a lógica e raciocínio
e a criatividade e emoção respectivamente, criando num paralelo. Entre os 10
até aos 38 segundos temos uma conversa entre os adolescentes, primeiro temos o
argumento inicial forte, indicado pela disparidade de notas musicais, seguido
de um pequeno silêncio e de uma resposta frágil. Em seguida repete-se o curso
do diálogo, uma questão e, finalmente, há uma pausa com um olhar envergonhado e
há um primeiro e longo beijo.
O beijo é indicado pelo aumento
no número de notas na mão direita que e da sua aproximação às notas mais agudas
e, na mão esquerda, pelo prolongamento das notas e no abandono de uma repetição
de notas. O beijo prolonga-se até o tempo de 1 minuto e 5 segundos onde
voltamos a uma memória cavalgante de dois adolescentes a dançar pela rua e
voltamos a um argumento com a mesma estrutura do inicial até ao minuto e meio,
onde começa o primeiro momento de intimidade. O momento de intimidade termina
ao ritmo que o tempo desacelera e termina com uma discussão no minuto 1 e 57
segundos que se prolonga até aos dois minutos e 23 segundos onde, quando tudo
parece perdido, há outra argumentação e, finalmente, com a chegada dos 2
minutos e 49 segundos temos o casamento.
O casamento dura até aos 3
minutos e 18 segundos, onde temos o segundo drama. O drama vem em forma de
doença onde, quando o tempo desacelera, atinge duas notas prolongadas aos 3
minutos e 42 segundos, três segundos depois uma das personagens morre, quando
as notas terminam e o ultimo suspiro é atingido. A personagen recorda-se mais
uma vez do carrossel e, ao minuto 4 e 16 sorri em felicidade, fecha os olhos e
lhe cai uma última lágrima ao mesmo tempo que morre e que última nota do piano
faz eco pela sala.
A música tem um ambiente
nostálgico de uma memória e, ao mesmo tempo, uma tristeza colossal, associada a
muitos fatores. A peça é erradamente associada a Frederic Chopin que, talvez
como o final da peça, é ambos triste e feliz. Talvez sem o nome do famoso
compositor associado a ela, a peça nunca teria chegado ao mesmo nível de
popularidade que tem hoje.
Mariage d’amour é sublime e extremamente viciante. Da mesma forma que eu vejo mariage d’amour, é possível
compreender outras músicas, mesmo que sejam só instumentrais. Qual a história
que nos contam? Qual as emoções que evocam?
mariage d'amour: