A sua obra baseou-se na sua própria dor, Kahlo pintava a realidade que conhecia, os seus medos, as ambições, pintava num registo autobiográfico e por estas razões ninguém poderá retratar a artista melhor do que a própria. “I paint myself because I am alone. I am the subject I know best.”
Nos seus quadros a pintora frequentemente explorava o inconsciente e usava métodos pouco usuais para se retratar, pintando as suas feições e características corporais masculinas como o bigode. Mostrando-se assim como uma mulher forte e independente, nunca inferior socialmente quando comparada com um homem e com uma abordagem bastante revolucionária. Os seus quadros são como ela própria, intensos e puramente trágicos. Olhando para a sua obra poderemos vê-la como uma pintora surrealista como muitos a viram, até porque existe durante a sua vida um associação a André Breton, autor do manifesto surrealista e pelo o lado talvez mais ilusório e até diria carnal com que nos apresenta os acontecimentos da sua vida, mas é mais frequentemente considerada uma pintora realista, sendo que retratando-se a si mesmo e à sua vida apenas traduz a sua própria realidade, não se considerando surrealista. " I don't paint dreams or nightmares, I paint my own reality"
“The broken column” (1944) é para mim uma das suas obras mais impressionantes particularmente porque Kahlo nos entrega em tinta a sua dor, apresenta-nos uma imagem forte que balança entre dor e um erotismo inocente no limite entre o trágico e o belo que a representavam como pessoa e como artista. Durante a pintura desta obra, Kahlo já não podia estar de pé ou sequer sentar-se e começou a usar uma estrutura metálica para lhe sustentar o corpo mostrando-nos assim uma dor tanto emocional quanto física e um cansaço sobre a vida, vulnerável. O corpo farto de sofrer e ela farta de viver parecendo que com o quadro khalo espera algo do espectador, quase como se houvesse a esperança de ser salva por alguém.
Kahlo tinha a capacidade de criar um universo paralelo em volta de cada acontecimento na sua vida esse facto de alguma forma moldou-a a tornar-se nela própria. Nos dias de hoje ela é certamente considerada um icon por muitos, a sua figura representa um determinado lado politico e uma forma de vida assim como um certo estatuto social.
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| " The broken column" ( 1944 ), Frida Kahlo |
