“We all live in a Yellow submarine”,
palavras que deram forma ao célebre filme de George Dunning, e dos Beatles, “Yellow submarine”.
Assistindo a este filme pela primeira vez, alguém cuja língua nativa não seja o inglês, caracteriza o
filme como sendo bizarro e psicadélico, pensando até que os criadores estivessem sob efeito de
substâncias ilícitas quando o realizaram. Bem... não que esteja totalmente enganada em relação às
substâncias, mas, a ideia com que se fica sobre o filme é que o argumento da história é
normalíssimo: um grupo de jovens- os Beatles- a quem lhes é pedido socorro para confrontar os
terríveis vilões- Blue Meanies. É claro que isto é aos olhos de quem nunca analisou o filme, pois aos
meus olhos- os olhos de alguém que viu e reviu o filme ao longo de toda a sua infância (literalmente),
uma ideia diferente surge.
filme como sendo bizarro e psicadélico, pensando até que os criadores estivessem sob efeito de
substâncias ilícitas quando o realizaram. Bem... não que esteja totalmente enganada em relação às
substâncias, mas, a ideia com que se fica sobre o filme é que o argumento da história é
normalíssimo: um grupo de jovens- os Beatles- a quem lhes é pedido socorro para confrontar os
terríveis vilões- Blue Meanies. É claro que isto é aos olhos de quem nunca analisou o filme, pois aos
meus olhos- os olhos de alguém que viu e reviu o filme ao longo de toda a sua infância (literalmente),
uma ideia diferente surge.
A história nasce com a invasão da Pepperland, uma terra existente debaixo do mar-“ a tickle of joy in
the blue belly of the universe” (uma cócega alegre na barriga azul do Universo) - pelos Blue Meanies-
“army of fierce, if buffoonish, music-hating creatures” (exército de terror, apalhaçado, de criaturas que
odeiam música). Dada a invasão Young/Old/Lord Almirante Fred é enviado pelo Mayor da Pepperland,
num submarino amarelo, à procura de ajuda. Aí começa a aventura dos Jovens Beatles. Depois de serem
abordados pelo Young/Old/Lord Almirante Fred, decidem acudir ao seu pedido de socorro, tendo que
atravessar cinco mares - O Mar da Ciência, o Mar do Tempo, o Mar dos Monstros, o Mar de Buracos e o
Mar do Verde- para enfim chegarem à PepperLand.
the blue belly of the universe” (uma cócega alegre na barriga azul do Universo) - pelos Blue Meanies-
“army of fierce, if buffoonish, music-hating creatures” (exército de terror, apalhaçado, de criaturas que
odeiam música). Dada a invasão Young/Old/Lord Almirante Fred é enviado pelo Mayor da Pepperland,
num submarino amarelo, à procura de ajuda. Aí começa a aventura dos Jovens Beatles. Depois de serem
abordados pelo Young/Old/Lord Almirante Fred, decidem acudir ao seu pedido de socorro, tendo que
atravessar cinco mares - O Mar da Ciência, o Mar do Tempo, o Mar dos Monstros, o Mar de Buracos e o
Mar do Verde- para enfim chegarem à PepperLand.
Fazendo agora uma apreciação do filme em particular, posso dizer que um dos pontos mais altos do filme
é a simbologia por detrás das cores escolhidas para cada personagem / objecto / ação do filme:
é a simbologia por detrás das cores escolhidas para cada personagem / objecto / ação do filme:
- Os Blue Meanies- pegando na expressão inglesa “feeling blue”, utilizada para exprimir tristeza- como uma
alegoria ao sentimento / emoção de tristeza, sendo eles o tipo de vilão que rouba a felicidade e oprime as
suas vítimas, obrigando-as a viver em infelicidade, sofrimento e medo. Outro aspecto a apontar seria o
facto dos Blue Meanies roubarem a cor às suas vítimas, sendo a Pepperland uma terra cheia de cores
vibrantes que apelavam à felicidade, até à invasão dos Blue Meanies, onde estes, roubaram toda a sua
cor fazendo com que tanto a terra como os seus habitantes ficassem todos cinzentos e destruídos (tanto
fisicamente como psicologicamente).
alegoria ao sentimento / emoção de tristeza, sendo eles o tipo de vilão que rouba a felicidade e oprime as
suas vítimas, obrigando-as a viver em infelicidade, sofrimento e medo. Outro aspecto a apontar seria o
facto dos Blue Meanies roubarem a cor às suas vítimas, sendo a Pepperland uma terra cheia de cores
vibrantes que apelavam à felicidade, até à invasão dos Blue Meanies, onde estes, roubaram toda a sua
cor fazendo com que tanto a terra como os seus habitantes ficassem todos cinzentos e destruídos (tanto
fisicamente como psicologicamente).
- O “Yellow Submarine”( Submarino Amarelo) como a imagem da felicidade, de uma vida saudável e feliz.
- A escolha das cores no set da música “Lucy in the sky with diamonds” de modo a imitar o estado
psicadélico de quem toma LSD (droga usada nos anos 60 que provoca alucinações e delírios) - já que a
música é sobre esse mesmo estado e quem a canta incita quem a ouve a vivenciar a experiência (já o
nome da musica era para ser LSD mas como os produtores do estúdio dos Beatles negaram, ficou Lucy in
the Sky with Diamonds).
![]() |
| Fração da animação "Lucy in the Sky with diamonds" |
música é sobre esse mesmo estado e quem a canta incita quem a ouve a vivenciar a experiência (já o
nome da musica era para ser LSD mas como os produtores do estúdio dos Beatles negaram, ficou Lucy in
the Sky with Diamonds).
-A utilização de rosas cor de rosa- símbolo da felicidade- como forma de acabar definitivamente com o
reinado dos Blue Meanies.
reinado dos Blue Meanies.
-etc
É claro que para além da simbologia das cores também existem outros tipos de simbologias tais como a
utilização dos Beatles e das suas músicas como alegoria ao poder que estas têm de influenciar
positivamente o estado de espírito das pessoas- “But they’re guaranteed to raise a smile” ( Mas eles
garantidamente vão fazer sorrir).
utilização dos Beatles e das suas músicas como alegoria ao poder que estas têm de influenciar
positivamente o estado de espírito das pessoas- “But they’re guaranteed to raise a smile” ( Mas eles
garantidamente vão fazer sorrir).
Levando agora este texto para o caminho da estética do filme, “Yellow submarine” foi realizado em 1970
por George Dunning, um realizador Canadiano nascido em Toronto e formado em Ontario. Baseando-se
numa representação caricata da realidade, e utilizando cores muito vibrantes, George Dunning leva-nos
ao mundo Hippie dos anos 60-70 do século XX, um movimento de libertação sexual, apelando ao amor
despojado de preconceitos, contra a guerra e a favor do uso de drogas para ajudar à total desinibição.
por George Dunning, um realizador Canadiano nascido em Toronto e formado em Ontario. Baseando-se
numa representação caricata da realidade, e utilizando cores muito vibrantes, George Dunning leva-nos
ao mundo Hippie dos anos 60-70 do século XX, um movimento de libertação sexual, apelando ao amor
despojado de preconceitos, contra a guerra e a favor do uso de drogas para ajudar à total desinibição.
![]() |
| Sequência cómica do filme |
Enquanto alguns consideram esta “vivacidade” da animação psicadélica, completamente “tripante” e para
loucos, eu considero-o o pai da animação moderna, onde se pode encontrar uma mistura de arte com
comédia, um filme para todas as idades, é simplesmente uma obra prima.
loucos, eu considero-o o pai da animação moderna, onde se pode encontrar uma mistura de arte com
comédia, um filme para todas as idades, é simplesmente uma obra prima.
Tendo- se inspirado na Pop Art e Surrealismo, George Dunning inovou completamente a arte da animação.
Sendo o Yellow submarine um mix de álbum musical com comédia animada, aconselho toda e qualquer
pessoa a ver este filme, sendo ele um espetáculo colorido, tal como um circo, também este trará prazer,
espanto e alegria a quem o assistir e descodificar.
pessoa a ver este filme, sendo ele um espetáculo colorido, tal como um circo, também este trará prazer,
espanto e alegria a quem o assistir e descodificar.


