domingo, 20 de maio de 2018

win > < win e o que nós precisamos aprender com as medusas


Por 670 milhões de anos as medusas têm sobrevivido a praticamente toda mudança climática que nosso planeta sofreu. O que parece ser um problema para todas as outras espécies, não chega nem perto de ser um obstáculo para estes animais aquáticos que vivem dispersos no oceano. Win > < win é uma instalação imersiva do coletivo de diretores Rimini Protokoll, que faz parte da exposição Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno, atualmente em cartaz no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. A experiência trazida pela instalação é de uma reflexão a respeito da posição do ser humano em uma luta por sobrevivência no Planeta Terra. “Jellyfish will be the only survivors when everything else has fallen apart”, dizem os cientistas marinhos que colaboraram com a pesquisa que envolve a obra. 

E se isso realmente for verdade? E se todos os esforços que os seres humanos fazem para sobreviver no Planeta Terra estejam apenas o levando à ruína? É impossível deixar a sala preta e escura que recebe a instalação sem refletir a respeito de tudo que nós fizemos ao planeta e o quão vulneráveis e indefesos somos se comparado a ele. 

Enquanto adaptamos tudo ao nosso redor para a nossa sobrevivência, as medusas se adaptaram perfeitamente ao ambiente em que vivem. Se alimentam de praticamente tudo que existe ao seu redor, têm poucos inimigos, conseguem se defender dos seus predadores com o veneno existente em suas membranas e gastam muita pouca energia para se reproduzir. Com uma vida simples e pacata, as medusas conseguiram viver por milhões de anos no planeta e estudos mostram que nada parece ameaçar a espécie. 

Enquanto isso, em paralelo, as ameaças à nossa espécie são inúmeras. Já não vivemos mais em um ambiente natural. Tudo que envolve a vida do ser humano é completamente artificial e adaptado por nós. Consideramos natural coisas que não são sequer necessárias para nós de um ponto de vista biológico. Ao invés de nos tornarmos parte daquilo que nos rodeia, deixamos à nosso favor tudo aquilo que nos cerca e temos, aos poucos, sofrido as consequências dessas mudanças. Aquecimento global, escassez de água potável, aumento do nível do mar, poluição do ar, desmatamento, entre inúmeras outras situações que nós mesmos causamos para sobreviver mas que estão, pouco a pouco levando ao nosso fim.

Até que ponto podemos considerar aquilo que nos rodeia como nosso meio ambiente? Será que essa busca incessante por sobrevivência não é apenas mais uma forma de biopoder? Uma forma de dominar aquilo que nos cerca? Uma busca por controle? Provavelmente a chave para a nossa sobrevivência é muito mais simples do que parece. Certamente temos muito o que aprender com as medusas, viver uma vida simples, pacata e nos adaptar ao nosso meio ambiente pode nos tornar vencedores da guerra que nós mesmos iniciamos contra o Planeta Terra. 

Não há nenhuma garantia do que nos aguarda em um futuro próximo, mas com certeza pensamos um pouco mais a respeito disso depois dos 16 minutos de verdades sobre nós mesmos, sobre as medusas e sobre o nosso planeta que win > < win não hesita em nos fazer encarar.