sábado, 26 de maio de 2018

A Ideologia de género presente na arte


A ideologia de género, é a ideia de que a sexualidade humana faça parte de “construções sociais e culturais” e não um fator biológico. De acordo com esta ideologia, os seres humanos nasceriam “neutros” e poderiam, ao longo da vida, escolher o seu género sexual. Uma outra característica da ideologia de género, é a multiplicidade dos géneros, ou seja, a existência de vários géneros sexuais mais complexos, além do masculino e feminino. Assim os seres humanos estariam disponíveis para assumir a identidade de género que mais se identificam pessoalmente.
Dos vários temas abordados em aula, este em especifico fez me lembrar e automaticamente associar a algumas obras, como por exemplo o anjo de Leonardo na obra o Batismo de cristo de Verrocchio, a Deposição de Jacopo da Pontormo ou algumas das figuras representadas por Miguel Ângelo na sua obra. Isto porque estas obras têm em comum o facto de conterem personagens em que a identificação de género é incerta.
No caso da obra o Batismo de cristo de Verrocchio, temos dois anjos representados um deles tem a aparência de um típico rapaz, como se o pintor se tivesse inspirado num modelo real de um rapaz. Enquanto que o outro, pintado por Leonardo da Vinci, parece que não tem modelo terrestre nem género especifico na figura, é apenas idealmente bonito. Com longos loiros cabelos encaracolados, pose delicada e expressão serena, não indicam nenhum género em especifico. Devido ao cabelo comprido podemos interpretar que seja do género feminino, mas mesmo assim só isso não nos dá a certeza.
Dês de sempre que me disseram que os anjos são assexuados e que por isso tem uma figura /aparência que não nos indica nenhum género em especifico. Não existe uma confirmação assertiva para a existência de género ou não dos anjos. Mas de facto os mais conhecidos possuem sempre nomes masculinos.
Na obra Deposição de Jacopo da Pontormo, algumas das figuras tanto podem ser entrepeladas como do género feminino ou masculino. Devido às suas posições, expressão, características faceais, proporções e formas corporais que podem se mais delicadas ou bruscas. Que normalmente indiciam ou o género masculino ou o feminino. Nesta obra estes pontos mais específicos do feminino ou do masculino encontram-se misturados, em uma só personagem, e por isso, impedindo e dificultando a identificação objetiva do género da figura.
Mas a questão em si é, será que estas foram assim representadas propositadamente ou não?
Concluindo, será isto uma indicação ou expressão (da ideologia de géneros) de que nesta época renascentista, ou os artistas em questão, já se pensavam no tema a que agora chamamos de Ideologia de género. Algo que é tão atual, mas que provavelmente sempre esteve em discussão e presenta no pensamento dos artistas.