segunda-feira, 28 de maio de 2018

Manual Cinema - Teatro e Cinema em Tempo Real


A companhia americana “Manual Cinema” apresentou-se pela primeira vez em Portugal com o seu mais recente espetáculo, “Ada/Ava”, nos dias 18, 19 e 20 de Maio no teatro São Luiz.
      O grupo com sede em Chicago cria uma metamorfose entre o cinema e o teatro, num espetáculo ao vivo onde a narrativa é dada pela silhueta dos atores bem como pela animação instantânea criada pelos restantes membros do casting, através da projeção de  marionetas e cenários 2D.  Em cada espetáculo é comum a utilização de técnicas como a projeção de marionetas, cenários e sombras através de múltiplos retroprojetores e a encenação através das silhuetas dos atores a serem filmadas por detrás de um pano de fundo branco. Nesse pano de fundo branco são projetadas todas as componentes visuais do espetáculo que vão criar uma espécie de cinema de animação em tempo real, acompanhado de música ao vivo que atua em simultâneo com a narrativa.
     No seu mais recente espetáculo “Ada/Ava” , a companhia retrata a história de duas irmãs gémeas que vivem os ultimos momentos das suas vidas numa casa-farol. Com a morte de Ava, Ada irá passar por uma aventura que retrata assuntos como a identidade pessoal, a morte e a ressurreição numa atmosfera bastante triste e negra.
     Nos seus mais recentes espetáculos, o grupo realiza a encenação com sombras e o trabalho de retroprojetores ao olhar do próprio público no centro do palco, encimados por uma tela onde passa a animação que é criada em tempo real. No entanto, nos primeiros espetáculos o elenco permanecia atrás das cortinas a realizar todo o processo de encenação, o que causava a certos espetadores a incerteza de terem pago para verem a projeção de um filme de animação pós-produzido ou um espetáculo encenado na própria altura.
     Após cada espetáculo o grupo de atores, músicos e encenadores permite ao publico subir ao palco para ver de perto as marionetas, os adereços, os retroprojetores e para poder perceber todo o funcionamento do espetáculo.