sábado, 26 de maio de 2018


Graham Nash - Autorretrato


O conceito “gaze” (que traduzido para português significa olhar/contemplar) é um tema recorrente na arte. Segundo o Dicionário de Inglês de Oxford:” To gaze means to look steadily and intently.” Isto é: Contemplar é olhar fixamente e com intenção.
Porque há uma diferença clara em simplesmente absorver e processar a informação sensorial subconscientemente e realmente tentar absorver e analisar o que quer que estejamos a observar.

 Penso que o autorretrato adiciona ainda mais uma camada a dissecar no que toca ao olhar porque deixa de ser, como em todas as outras obras um contemplar do mundo exterior, e passa para uma contemplação de dentro para dentro. Numa fotografia de autorretrato (hoje em dia banalizada na forma de “selfies”) vemos muitas vezes o próprio fotógrafo a olhar para a sua própria câmera. Isto inverte a perspetiva já que inicialmente é o autor de uma fotografia que está atrás da lente e assim passa a olhar através da lente e para dentro de nós. Mas este olhar é introspetivo já que a foto foi ele que a tirou e, por isso, a fotografia que foi tirada retrata ele a contemplar-se a si mesmo.
Na arte vemos muitos artistas a tratar conceitos e temas antropocêntricos: “Eu”, “O que é o Homem” e “O corpo Humano” são alguns exemplos de temas na arte que exigiram dos artistas uma análise de si mesmos e dos seus semelhantes para melhor tentar compreender o Homem na sua dimensão quer física, quer metafísica e o seu papel como espécie e o seu papel neste mundo. 

“To gaze is to look intently” (Comtemplar é olhar com intenção). “Gaze” é olhar para tentar compreender o que observamos. É criar conhecimento através da observação.