domingo, 27 de maio de 2018

A Mulher em Palco


A Mulher em Palco

  O teatro, como espetáculo, esta presente na cultura dos homens disse dês do séc.VI a.c, que surgiu na Grécia. O nascimento da arte de representar onde o homem se designou pela primeira vez um ator, porém penso que seja impressionante o facto de a mulher só poder ter sido autorizada a subir ao palco como uma atriz após mais de vinte séculos.
  Tornasse curioso o facto de o homem ter rejeitado o potencial da mulher no palco por tantos séculos, ate finalmente com o renascimento com a "Comedia Dell'Arte", onde se conseguiu-se introduzir como atriz no teatro de rua das inúmeras companhia que viajavam pela europa, porém essas mulheres que aos poucos foram aceites nos espectáculos de rua, não foram permitidas nos grandes palcos, considerado um crime em vários pais. O primeiro nome registado documentalmente referente a uma mulher surgiu apenas no século XVII d.c, a quem chamavam La Champmesle, a primeira mulher a interpretar Fedra, personagem principal de "Phèdre", obra de Racine, onde podemos ter certeza que a mulher finalmente foi aceite nos grandes palcos com toda legitimidade de uma atriz.
  Tornasse intrigante o facto de a mulher sempre esteve presente no teatro como personagem da historia mas, ao mesmo tempo tiraram sempre a possibilidade de uma mulher poder representar uma mulher. Já nos limitando ao pensamento inverso, do facto que muito menos representando um homem, que hoje não chocaria ninguém, porém se uma mulher nem uma mulher podia ser em palco, como falar de uma mulher representando um homem.  O homem sempre a aceitou como parte da obra, sempre precisou dela na peça mas numa achou a mulher digna de representar nem personagem do seu próprio género. Ao longo da historia a mulher sempre foi recusada nas artes, porém de uma forma quase cómica, penso que no teatro sempre foi a expressão artística que me intriga mais esta recusa. Com cómica, quero dizer, que esta seria uma das artes onde parece que haveria maior abertura para a mulher se entregar nas artes, dado ao quão invidente para nós pensar seria supor que um mulher logo seria uma mulher, mas logo nos deparamos com o facto que ela só esta presente supondo no máximo a sete ou seis séculos em vinte sete séculos de historia do teatro. Para mim penso que mostra a resistência do homem quando excluindo a mulher como sua igual, com um potencial artistico mas não só ,todas as áreas possíveis que entregam a nossa cultura vemos a sumição e a colocação da mulher por trás do homem.