domingo, 27 de maio de 2018

Consequências da reprodutibilidade técnica


Walter Benjamin leva-nos a refletir no ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica sobre a degradação da Arte no que toca à sua reprodução, sendo que quando isto acontece acaba por perder a sua “singularidade” e “autenticidade”. O autor admite que o ato de copiar e recriar arte aconteceu desde o início da Arte em si.

Os gregos usavam a cunhagem e a fundição, a xilogravura permitia reproduzir um determinado desenho várias vezes, tal como a tipografia, na literatura. No entanto, a fotografia, segundo o autor, inicia uma diminuição no valor de culto das obras de arte para dar mais relevância ao valor de exposição, visto que a fotografia substitui o olho pela mão, que apreende uma imagem mais rapidamente e com mais rigor do que uma mão que desenha e que tenta representar essa imagem.

Antigamente a produção artistíca tinha como base a criação pelo impulso de criar, de produzir algo artístico e único, em que fosse imposto imaginação. As técnicas de produção em série impõem uma maior quantidade de arte, que não será possível utilizando métodos tradicionais.

 Porém, em troca dessa criação em massa, dessa capacidade de reprodução técnica, perde-se algo que, segundo o autor, é uma das características mais importantes da Arte: o hic et nunc - o aqui e o agora de uma obra artística, a sua existência única, no local onde se encontra. Há então uma degredação da “aura” que consite numa “figura singular, composta de elementos espaciais e temporais: a aparição única de uma coisa distante por mais perto que ela esteja.” Este conceito de “aura” não pode existir numa reprodução uma vez que não possui uma existência única.

Devido a esta alteração na força impulsionadora da Arte, passa a servir uma função política. A partir do momento que a Arte perde a sua autenticidade no que toca à produção artística (devido à exagerada reprodução da mesma), a sua função social altera-se. Os seus objetivos alteram-se, passando agora a ter como principal foco a dispersão de ideiais em vez da  expressão do artista.