É estranho e até perturbador como a sexualidade e o género é algo imposto a um ser humano durante a infância e ainda antes da nascença.
A partir do momento em que sabemos vagamente que genitais vão ter os nossos descendentes, começamos a planear a cor que vão vestir, os brinquedos com que vão brincar e que profissões e hobbies vão preferir. Ainda mais preocupante é pensar que eles aceitam a ideia de gênero desde cedo. Que pequenos rapazinhos vão distanciar-se de outros apenas porque gostam de “coisas de meninas” e vice versa, que existe a ideia da “Maria-Rapaz” que gosta de futebol, skates, dinossauros e super-heróis.
Durante a infância existe este enorme distanciamento entre as meninas e os meninos: que os meninos que brincam com coisas de meninas serão gays quando crescerem, que se um menino e uma menina brinquem juntos é porque são namorados e que por alguma razão a ideia do sexo oposto é “nojenta” para uma criança. Quando envelhecemos somos capazes de rir-nos deste distanciamento mas a verdade é que somos todos nós o que o perpetuamos.
Quando uma mãe espera uma menina, ela é automaticamente bombardeada com presentes cor-de-rosa, vestidinhos aos folhos e flores. Quando a mãe anda com a filha na rua, estranhos automaticamente sabem que genitais é que a criança tem pela cor que veste e até pelo nome que tem. Quando a menina recebe brinquedos, esses brinquedos terão tendência a estar associados com a beleza, tarefas domésticas, romance e as obrigações de uma mãe, enquanto o irmão irá receber aventureiros, insetos, animais violentos, armas e carros. Parece até que a única instância onde beleza é indispensável para um menino é na mulher: a namorada do herói/o interesse romântico.
Porque é que é preocupante para um menino receber um nenuco? Ele não vai ser pai? Mas não existe evidência que qualquer menina irá ser mãe, então qual é o problema? Porque é que uma menina não brinca com carros de corrida? Ela pode ser o que quiser quando crescer certo? Então porque é que lhe impomos outras atividades? Porque é que o menino não recebe uma máquina de lavar ou um ferro e tábua de engomar? Tarefas domésticas são imprescindíveis. Não seria uma boa ideia ensinar isso a qualquer criança de qualquer género?