domingo, 27 de maio de 2018

Milhões de Mona Lisas

o quarto em que dormia na casa dos meus avós estava na parede um quadro que foi encontrado na rua quando tinha cerca de 6 anos e que foi pendurada na parede desse quarto.
O quadro era uma reprodução da Mona Lisa, mas com uma diferença importante, tinha cerca de 120 x 80 cm.
Isto tudo para dizer que a minha ideia da Mona Lisa durante maior parte da minha vida era de uma pintura de uma senhora colossal a olhar me de muito alto na parede, dando á pintura um ar gigantesco e assustador.
A Mona Lisa original claro só tem 77 x 53 cm, mas como é uma das pinturas mais reproduzidas de sempre milhares de pessoas como eu terão crescido com as suas próprias Mona Lisas, algumas enormes, outras apenas de o tamanho de um postal, algumas se calhar viveram a vida inteira sem alguma vez descobrirem como a pintura realmente se parece, e com ideias sobre a obra vastamente mais diversas do que a original poderia ter feito as pessoas pensar.
Claro que, mesmo tendo uma cópia do mesmo tamanha o impacto da obra nunca será o mesmo que vendo o original, varia com a moldura, a posição na parede, depende da diferença das cores e contraste.
Claro nem a Mona Lisa original é exatamente como era no passado, a moldura do Louvre não é a original, não sabemos onde Leonardo a teria posicionado em relação ao espetador, e as cores estão tão sujas e gastas que não se aproximação do que se acha que o original se tenha parecido com.
Mas, mesmo que tivéssemos a Mona Lisa original preservada e apresentada exatamente como fora intendido nenhum de nós teria a exata mesma ideia da obra, e mesmo que a conheçamos como um retrato de cabeceira ou de uma mulher gigante, todas as nossas ideias da obra são igualmente válidas e possivelmente mais interessantes e variadas do que as ideias que a obra original por si  teria alguma vez provocado.
Mesmo agora ao ver a Mona Lisa em qualquer tamanho ainda imagino aquela figura gigantesca a olhar para mim no escuro da noite.